O Autor

                 ABIMAEL BORGES DOS SANTOS é natural de João Pessoa/PB, nascido em 21 de agosto de 1980. Veio com os pais morar em Salvador/BA e, com estes, encarou uma vida nômade pelo interior da Bahia, morando em cidades como Santo Estevão, Planaltino, Pindobaçu, Carnaíba, Taquarendi, Mirangaba, Iraquara, Pedro Alexandre, Jaguaripe, Sátiro Dias, Jucuruçu e atualmente mora em Alagoinhas. Foi nessas cidades baianas que aprendeu e desenvolveu diversos projetos culturais.
          Apaixonado pelas artes, escreve textos nos mais variados gêneros: poemas, contos, crônicas, roteiros para cinema e TV, peças teatrais.  Assim, mesmo sendo esse seu primeiro livro publicado, já dispõe de inúmeros textos publicados em meios eletrônicos. Autor de peças teatrais encenadas como: “Aids: o preconceito é pior” (Drama de Rua encenado por Abimael Borges, Matias Carvalho, Neidiane Dhaian, Vanessa Vilane e Valquíria Carvalho, da Cia. de Teatro Sátiro em Cena, da qual foi fundador e diretor); “Mãe de primeira viagem”, “O Auto de São João” e “Devo, não nego” (Comédias de Rua – Cia. Sátiro em Cena); “Meus 18 anos” (Drama Solo). Ainda para teatro, adaptou e dirigiu, por três anos, a peça de rua “A Paixão de Cristo” com a Cia Alfacena, em Sátiro Dias, Inhambupe, Nova Soure e Olindina. Atuou em espetáculos como “Prado entre o céu e a terra” – espetáculo de rua, realizado em Prado/BA com patrocínio da Embratur; “Lampião” – espetáculo de rua, realizado em Sátiro Dias/BA com a Cia Alfacena. Realizou diversas oficinas para atores do teatro de rua amador.
          Aventurou-se nas artes plásticas produzindo quadros como “A densa noite” (óleo sobre tela); “Iluminuras” (óleo sobre azulejo); participou da mostra “Pincel Mágico” em Iraquara – na Chapada Diamantina, com o professor Angel Valdez. Executou obras de escultura sobre argila, cera, isopor e madeira cavada.
          Aprendeu a arte da locução, sonoplastia e direção de emissora de radiodifusão com o jornalista Temístocles Gonzaga Lapa, em Taquarendi. Com o mesmo, participou do processo de edição do jornal “Gazeta News”. Já em Sátiro Dias fundou e manteve por alguns anos o jornal “Gazeta Estudantil”, foi editor e escreveu para o jornal “Voz Ativa”, criado e mantido pelo entusiasta Luiz Eudes. Foi locutor e diretor da rádio comunitária “Voz Cultura” de Taquarendi; criou e dirigiu, juntamente com Helton Santos e Ronie Alves o programa radiofônico “Rádio Revista” em Pedro Alexandre na rádio comunitária; já em Sátiro Dias, apresentou programa gospel, informativo e musical na rádio comunitária Felicidade FM.
          Atreveu-se a apresentar programa televisivo na extinta TV Taquarendi, para a qual também desenvolveu trabalhos de cinegrafista e apresentador, fazendo cobertura de eventos pela região. Estudou as técnicas de apresentação para TV com a diretora Meire Moreno em Salvador.
          Adentrou o mundo do cinema ao ser uma dos 40 selecionados no Brasil para o projeto Revelando os Brasis, do Ministério da Cultura, realizado pelo Instituto Marlin Azul em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, através do qual teve aulas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, fotografia / câmera, som, direção de arte, edição, direitos autorais, comunicação colaborativa e mobilização comunitária, na cidade do Rio de Janeiro, em 2008. Resultado disso foi a produção do curta-metragem “Caminho de Feira” que foi exibido nas cidades baianas de Sapeaçu, Lençóis, Água Fria, Sátiro Dias, no Pelourinho em Salvador, em Vitória/ES e por seis vezes reprisado no programa “Revelando os Brasis” no Canal Futura, em 2009/2010.

          Concluiu o curso de Direito na Faculdade Regional de Alagoinhas – UNIRB, continua proferindo palestras e escrevendo em seus blogs http://abimaelborges.blogspot.com; http://jussapientian.blogspot.com e http://oficinadevideodigital.blogspot.com, além dos perfis nas redes sociais. Como ele mesmo se define: Abimael Borges é apenas um aprendiz na estrada da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário